De todas as coisas que você aprendeu na escola, as chances são de que o caminho certo para aprender não era um deles.

Para fazer isso através da vida acadêmica, a maioria de nós opta pelo que os psicólogos chamam de “prática em massa”, mais conhecido como cramming: é segunda-feira e seu teste é sexta-feira, então você economiza estudando na noite anterior. Uma sessão de quatro horas pode fazer uma nota de aprovação, então por que não?

Bem, porque não é assim que seu cérebro gosta de absorver informações. Você pode se lembrar o suficiente para passar o seu exame no dia seguinte, mas apenas uma semana ou duas mais tarde e os detalhes já serão confusos, se não for completamente completo.
Veja como fazer melhor.

OS CUSTOS DA TÉCNICA CRAMMING

É fácil transportar esses maus hábitos de aprendizado para a vida profissional, revisando os materiais-chave para uma grande reunião, apenas uma hora antes, ou ficar acordado na noite anterior para se preparar para uma apresentação.

Mas essa abordagem não é sustentável nem escalável. No meu trabalho de consultoria no NeuroLeadership Institute (NLI), encontro inúmeros empregados em centenas de empresas que estão se afogando sob o peso de todas as novas habilidades e processos que eles são solicitados a retirar rápida e completamente, lembre-se e depois coloque em prática. É uma receita infalível para o burnout e a produtividade constante.

À medida que os cientistas do cérebro cavaram em como o aprendizado realmente funciona, eles descobriram que a prática em massa só leva a lembrar coisas no curto prazo. Você estuda quinta-feira, faz o teste sexta-feira e esquece-se tudo no domingo. É uma boa estratégia para quando você está aprendendo algo que você realmente não se importa. Mas se você quer (ou precisa ) aprender a aderir, digamos, porque vai aumentar o seu desempenho ou melhorar sua carreira – vale a pena deixar espaço.

DEIXANDO SEU CÉREBRO FAZER O TRABALHO PARA VOCÊ

O “efeito de espaçamento” é um dos processos mentais replicados mais consistentemente na história psicológica, que remonta ao que Hermann Ebbinghaus observou em 1885 . Com um pouco mais de planejamento e previsão, você pode aproveitar esse fenômeno cognitivo para aproveitar melhor o funcionamento do cérebro.

De acordo com Lila Davachi, um neurocientista cognitivo da Universidade de Columbia, especializado em memória e um cientista de pesquisa da NLI, o espaçamento dá-lhe um aprendizado extra “de graça”. Você não precisa mais estudar, diz ela, e você pode até mesmo viver com menos .

“Nós medimos a atividade do cérebro dos participantes do experimento enquanto estão aprendendo, tentando tomar a informação e depois pedir que eles descansem”, diz Davachi sobre sua pesquisa . “Sem o conhecimento do assunto, estamos olhando seu cérebro durante o descanso. E eles são apenas vagabundos. “Esta etapa é crucial, ela explica. “Nós vemos que há uma pegada do que estava acontecendo durante a aprendizagem; o cérebro continua a ensaiar a informação prévia. “Davachi descobriu que os participantes cujos cérebros mostram mais replay durante esse período de descanso melhoram em testes de recall mais tarde.

“Seu cérebro está fazendo seu trabalho para você enquanto você está fazendo outras tarefas”, ela acrescenta.

COMO COLOCAR ESPAÇAMENTO NA PRÁTICA

Uma sessão de estudo de maratona de quatro horas (ou reunião de equipe ou apresentação de conferência) requer uma tonelada de atenção sustentada, cuja qualidade inevitavelmente diminuirá quanto mais tempo durarem esses períodos. Simplesmente faz mais sentido, cognitivamente falando, para que as equipes optem por pequenas doses de sessões de aprendizagem de alta qualidade que durarão menos de uma hora, com muita discussão e participação – para que as idéias se mantenham sem demorar muito tempo.

Você pode seguir este mesmo princípio por conta própria. Ao invés de cramar quatro horas na noite anterior a um teste ou uma reunião, programe um punhado de sessões de 30 a 60 minutos na semana ou semanas anteriores para preparar por conta própria ou peça a você um amigo ou colega.

Não é ciência de construção de foguete, mas é preciso um pouco de previsão e gerenciamento do tempo. Às vezes, um aplicativo pode ajudar. Por exemplo, um aplicativo chamado Quizlet. Você registra a data do seu teste e o que precisa aprender e o software cria um plano de estudo para você seguir, enviando lembretes para mantê-lo no caminho certo.

Seja qual for o método que você usa, a verdade científica e acionável é esta: Cramming para uma reunião provavelmente não ajudará você a mostrar sua experiência de forma significativa. As conversas mais profundas que permitem que você demonstre seu conhecimento tendem a exigir recall e percepção – em outras palavras, eles dependem das coisas que você pode se lembrar profundamente e por um longo tempo. Mas a boa notícia é que seu cérebro já foi construído para adquirir e armazenar informações dessa forma, assim que você expande o processo de aprendizagem desde o início.

Feito certo, isso acabará por levar menos tempo e esforço do que qualquer sessão de última hora do Cram nunca poderia.