Tempo estimado para leitura deste texto: 5 minutos

O que acontece quando você come alimentos benéficos ao seu cérebro

Sabemos que há uma forte conexão entre sua saúde física e desempenho no trabalho . Eu pensei que estava indo muito bem. Eu me considero uma pessoa muito saudável: eu tento executar uma meia maratona por ano, e exercício quatro ou cinco vezes por semana.

Mas, como a maioria das pessoas, eu tenho meus hábitos pouco saudáveis. Depois de usar o programa Sleep App Sleep Cycle por alguns meses, percebi que a qualidade e a quantidade de meu sono não são tão altas como eu gostaria que fosse . Enquanto eu tento comer uma dieta saudável de carne magra e vegetais cerca de 70% do tempo, recorro a comida lixo quando estou estressado e bebo muito café quando eu não durmo o suficiente. Em algum lugar do processo, meu cérebro diminui e torna-se excruciante pensar corretamente pelo que parece ser um longo trecho durante a tarde.

Eu tentei adotar “dietas” por causa do meu cérebro e níveis de energia – mas falharam em grande parte devido à sua abordagem de tudo ou nada. Dietas como a dieta Slow-Carb, a dieta cetogênica, 30 inteiros, Paleo e a dieta à prova de balas, todas as funções cerebrais surpreendentes como resultado, mas eu odiava sua natureza restritiva. O fato de que um deslizamento pode desfazer uma semana de disciplina me desencorajou de continuar com qualquer um desses planos de alimentação por mais de duas semanas.

Mas desde que percebi diferença no meu sono e palavrões quando estou mais consciente do que eu como , eu estava determinada a encontrar um plano que funcionasse. Um monte de Googling me levou à dieta MIND, que foi projetada exclusivamente para uma maior função cognitiva, em oposição à perda de peso como a maioria das dietas acima. A melhor parte de tudo? Não é tudo ou nada, adotar partes da dieta supostamente ainda lhe dá benefícios mentais.

UMA DIETA PARA O CÉREBRO

A dieta MIND, encurtada na intervenção Mediterrâneo-DASH para o atraso neurodegenerativo, foi criada por pesquisadores do Rush University Medical Center e Harvard School of Public Health . Um híbrido das dietas populares do Mediterrâneo e do DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), os pesquisadores estudaram padrões alimentares que reduzem o risco de doença de Alzheimer e realizaram testes cognitivos de 960 adultos no espaço de nove anos, rastreando seus hábitos alimentares.

A dieta MIND incentiva o alto consumo de 10 grupos de alimentos “cérebro-saudáveis”, como vegetais de folhas verdes, outros vegetais, nozes, bagas e peixes. Limitou (nota: não proibido) o consumo de grupos de alimentos não saudáveis, como carnes vermelhas, manteiga e margarina, doces, doces e alimentos processados. As descobertas, publicadas em Alzheimer & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, revelaram que os adultos mais velhos que aderiram estritamente à dieta MIND enfrentaram um risco 53% menor de doença de Alzheimer, e aqueles que a seguiram moderadamente viram seu risco diminuir em 35%.

Tenho 28 anos, então, Alzheimer também não é uma grande preocupação para mim. Mas achei que, uma vez que a dieta foi projetada para otimizar a função cognitiva (e prevenir o declínio cognitivo), pensei que seguir a dieta poderia fazer meu cérebro e focar algo de bom. Havia apenas uma maneira de descobrir – tente por uma semana e veja o que acontece.

ABRAÇANDO CONTAS DE SUPERMERCADO E COMENDO AS MESMAS REFEIÇÕES

A primeira coisa que eu tive que engolir nesta dieta foi o aumento das contas de supermercado. O salmão, o azeite extra virgem, os mirtilos e as nozes não são itens baratos, e estes são grampos na dieta MIND. Eu também comprei três vezes mais vegetais frondosos (couve e espinafre) do que costumo fazer porque queria incorporar mais deles nas minhas refeições. Naquela semana, eu estava comprando uma porque meu marido estava fora da cidade, e eu ainda acabei com uma conta que era $ 20 mais do que eu costumava pagar quando eu comprava por dois.

Eu também encontrei-me comendo quase as mesmas refeições todos os dias. O café da manhã seria dois ovos, espinafre e salmão – com café preto e uma colher de chá de óleo de coco. O almoço seria salada de peito de frango com couve, espinafre, edamame e brócolis salteados, com um punhado de amêndoas. O jantar foi lentil curry com vegetais e arroz integral. A maior mudança para mim foi cortar leite e açúcar refinado, então eu substituí o meu lanche da tarde habitual de iogurte grego com sabor e granola com creme de coco sem açúcar, “iogurte”, “mirtilos” e sementes de chia. Substitui meu café gelado leitoso com chá verde de hortelã. A única vez que eu me desviei disso foi quando eu comi fora, o que aconteceu duas vezes naquela semana, onde devorei alimentos gordurosos com carga de carboidratos.

EU ESTAVA COM MENOS FOME DURANTE TODO O DIA

Cheat as refeições de lado, fiquei surpreso com a rapidez com que os efeitos foram lançados. Levou apenas cerca de dois dias para superar os desejos de açúcar e lácteos, e no primeiro dia da dieta adormeci muito mais rápido e, naturalmente, acordei antes. Eu só experimentei um choque da tarde naquela semana, e eu sei que era porque eu voltaria para casa mais tarde do que eu costumo fazer naquela noite, e eu dormi menos do que eu teria gostado.

Eu notei também que eu beijei menos, mesmo que minhas porções de comida não fossem muito maiores. Como resultado, os alimentos ocuparam menos espaço no meu cérebro, e consegui me concentrar por longos períodos de tempo. Mesmo quando as tarefas inesperadas surgiram e meu dia foi jogado um pouco fora de equilíbrio, fiquei surpreso com a rapidez com que fui capaz de retomar minhas tarefas imediatamente. É um efeito placebo? Não posso dizer com certeza, mas foi definitivamente refrescante estar em uma “dieta” onde “alimentos proibidos” não estavam constantemente em minha mente.

EU SENTI MAIS MOTIVADO PARA COMER MEU CÉREBRO DO QUE MEU CORPO

Ao contrário de outras dietas, eu não estava tentado a intrometer-me com alimentos terríveis. Eu suspeitava que existem dois motivos para isso. Um deles é que, embora eles desencorajassem o consumo de certos alimentos, a dieta não determinava que eu tivesse que cortar certas coisas. Em segundo lugar, achei comer meu cérebro muito mais motivador do que comer para o meu corpo. Mesmo na era da positividade, saúde e bem-estar do corpo, achei extremamente difícil dissociar dietas de alcançar um ideal físico (geralmente não realista). De alguma forma, uma maior produtividade foi um motivador melhor para mim.

Dito isto, eu definitivamente senti uma mudança positiva no meu corpo. Meus níveis de energia aumentaram, e pude superar minhas corridas de meia maratona sem olhar para o meu rastreador de fitness a cada cinco minutos para ver se eu tinha logado quilômetros suficientes para a noite. Eu suspeitei que a eliminação de açúcar refinado provavelmente desempenhou um papel importante. Como o Michael Grothaus, da Fast Company , descobriu quando cortou açúcar de sua dieta, as frutas começaram a provar como doces. Meus mirtilos definitivamente gostaram de doces.

MODERAÇÃO É O MEU MEIO FELIZ

Faz duas semanas que eu comecei a dieta, e por uma vez, eu realmente estou pensando em aderir a isso além do experimento. Uma das coisas que eu realmente apreciei sobre essa dieta foi a falta de restrições. Ficar longe dos produtos lácteos e do açúcar refinado continuará a ser um desafio, mas sabendo que posso me dedicar de vez em quando faz essa dieta suportar. Eu vou ter que engolir o dinheiro adicional em minhas contas de supermercado, mas em comparação com outras dietas, o aumento não é muito íngreme.

Eu admitirei que ainda estou hesitante em me comprometer com esse longo prazo. O fato de que “especialistas” ainda não conseguem concordar sobre o que constitui alimentos saudáveis ​​e não saudáveis ​​indica que há muito mais, não sabemos sobre como o nosso comer afeta nossos corpos e nossos cérebros. Mas até que a pesquisa mostre o contrário, provavelmente continuarei a ser um seguidor moderado da dieta MIND – por causa da minha produtividade.

Por Anisa Purbasari Horton

Esse texto foi classificado em nossa seção: Blog
Você pode pesquisar assunto(s) correlato(s) ao tema utilizando as Tags: ,

Ajuda?
1
Close chat
Hello! Thanks for visiting us. Please press Start button to chat with our support :)

Start